Banco de talentos


Breno Longobucco

Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental desde 2010 e graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, iniciou sua carreira na Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, atuando como assessor na Assessoria de Gerenciamento de Projetos. No ano de 2012 assumiu a chefia da Superintendência de Infraestrutura Governamental da SETOP, responsável pela implantação do modelo de gerenciamento das obras executadas no âmbito do DEOP, e a coordenação das atividades do PAC Prevenção de Desastres Naturais. Em 2013, assumiu a chefia da Diretoria de Coordenação de Programas e Projetos do Instituto de Desenvolvimento do Norte de Nordeste de Minas Gerais – IDENE, vinculado à SEDINOR, coordenando o Programa de Aquisição de Alimentos – Leite pela Vida e ações do Programa de Combate à Pobreza Rural. Permaneceu na Diretoria até agosto de 2014, quando então retornou ao sistema de transportes e obras públicas, no cargo de empreendedor público, para integrar a equipe da METROMINAS, acumulando a gerência executiva do Programa Caminhos de Minas. Em 2015 assumiu a Superintendência de Assistência Técnica aos Municípios e Associativismo, na SEDRU.

Habilidades:
Experiência na celebração de convênios de entrada e de saída; captação de recursos, incluindo a celebração de contratos de repasse junto ao Governo Federal.
Atuação na área de gerenciamento de projetos por dois anos.
Experiência em procedimentos licitatórios, incluindo a elaboração de editais, termos de referência; minutas de contrato, dentre outros.
Como habilidades destaca-se a responsabilidade; flexibilidade; capacidade de síntese e organização de ideias e protagonismo.


Graduações:
  • - DIREITO - Universidade Federal de Minas Gerais - 2012

Experiência profissional:

  • 2010 a 2012: Assessor da Subsecretaria de Infraestrutura - Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas
    Celebração e gestão de convênios de saída junto aos municípios mineiros, no âmbito do Programa de Apoio à Infraestrutura Municipal. Apoio e redesenho do Programa de Doação de Materiais. Acompanhamento da execução física e financeira dos projetos da Subsecretaria e assessoria ao Gabinete.

  • 2012 a 2013: Superintendente de Infraestrutura Governamental - Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas
    Coordenação do escritório de gerenciamento de projetos responsável pelo acompanhamento da carteira de obras e projetos sob responsabilidade do Departamento de Obras Públicas de MG. Gerência Adjunta do PAC modalidade Prevenção de Desastres Naturais.

  • 2013: Diretoria de Captação, Qualificação e Inclusão Regional - Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais
    Elaboração e submissão de projetos de captação de recursos para aporte de financiamento em ações produtivas e ações de inclusão social.

  • 2013 a 2014: Diretor de Coordenação de Programas e Projetos - Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais
    Coordenação de programas prioritários da entidade, provenientes da execução de convênios e contratos de repasse junto à União, dentre os quais destacam-se o Programa Um Leite pela Vida (Programa de Aquisição de Alimentos); Travessia Nota 10 e Água para Todos.

  • 2014 a 2015: Empreendedor Público - Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas
    Negociações junto à Caixa Econômica Federal, agente mandatário da União, nas contratações referentes à Rede de Metrô da RMBH, consolidando documentos necessários à formalização de termos de compromisso. Elaboração dos editais e anexos para contratações de projetos da expansão das linhas 2 e 3 do metrô. Acompanhamento sistemático do cronograma de projetos junto à Equipe METROMINAS, articulando junto à órgãos e entidades parceiras em ações de licenciamento ambiental, trabalho técnico social, dentre outras.
    Gerência do Programa Caminhos de Minas.

  • 2015: Superintendente de Assistência Técnica aos Municípios e Associativismo - Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana
    Ações de apoio ao desenvolvimento regional, por meio de fomento ao associativismo municipal e à formatação e gestão de consórcios públicos.



<< Voltar