Banco de talentos


Adriana de Cássia Barbosa

Graduada em Administração Pública pela VII turma da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro –FJP em 2001. Especialista em Gestão Estratégica de Marketing para FACE/ UFMG e mestre em Administração Pública com ênfase em Gestão de Políticas Sociais pela FJP. Especialização em Gestão de Cidades e Empreendimentos Criativos em curso na Universidade Nacional de Córdoba. Iniciou sua carreira profissional como Assessora de Marketing e Captação de Recursos na Fundação Clóvis Salgado. Foi coordenadora do modelo de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público na SEPLAG e Gerente de Acompanhamento e Avaliação na SES. Participou da concepção do PlugMinas – Centro de Formação e Experimentação Digital, onde atuou como gerente executiva até 2014. Foi Assessora na Superintendência de Museus e Artes Visuais e Gerente do projeto Estação da Cultura Presidente Itamar Franco, ambos da Secretaria de Estado da Cultura - SEC entre ago/2014 e mar/2015, e Gerente de Marketing da Fundação Clóvis Salgado até fev/2016. Atualmente integra a equipe da SEC e é professora da disciplina Marketing no Setor Público no Curso Superior de Administração Pública da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro.

Habilidades:
Dezenove anos de experiência na área pública, dezessete deles como servidora efetiva do Governo do Estado de Minas Gerais, atuando nas áreas de gestão, planejamento e marketing, em grande parte no setor da cultura.
Conhecimento em gestão pública e privada, tendo atuado como coordenadora e supervisora de parcerias e também como dirigente de entidades sem fins lucrativos parceiras do Governo.
Experiência em desenvolvimento, implementação e gestão de projetos culturais e sociais de grande porte que envolvam articulação intersetorial.
Participante do International Visitor Leardership Program do Departamento de Estado dos Estados Unidos para intercâmbio com entidades de liderança, voluntariado e juventude.
Grande capacidade em desenvolvimento de estratégias de marketing e comunicação. Facilidade em comunicação, articulação e relacionamento interpessoal.Servidora pública por opção.
Habilidade na liderança e coordenação de equipes.



Graduações:
  • - Curso Superior de Administração Pública - Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho - 2001

Especializações:
  • - MBA Gestão Estratégica - Faculdade de Ciências Econômicas
  • - Curso de Pós Graduação em Gestão de Cidades e Empreendimentos Criativos - Faculdade de Ciências Econômicas - 2017

Mestrados:
  • - Mestrado em Admnistração Pública - Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho - 2009

Experiência profissional:

  • 2002 a 2003: Assessora de Marketing, Projetos e Captação de Recursos - Fundação Clóvis Salgado
    Lotada na Superintendência de Projetos e Captação de Recursos, em exercício na Diretoria de Captação e Marketing, exercendo atividades relativas ao marketing cultural, elaboração e acompanhamento de projetos, prospecção de mercado e responsabilidade social empresarial.
    Atuação em interface com a Diretoria de Planejamento e Gestão na condução do planejamento estratégico da instituição.

  • 2003 a 2005: Coordenadora do Modelo de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão
    Lotada na Superintendência de Modernização Institucional - SUMIN, em exercício na Diretoria Central de Modernização da Gestão - DCMG. Coordenação de uma equipe de 03 pessoas integrantes do núcleo de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP, parte integrante do projeto estruturador Choque de Gestão. Responsável pela qualificação de entidades como OSCIP, elaboração e acompanhamento de Termos de Parceria e divulgação do modelo de OSCIP e demais aspectos relacionados ao Terceiro Setor.

  • 2005 a 2007: Diretora de Acompanhamento e Avaliação - Secretaria de Estado de Saúde
    Lotada na Assessoria de Gestão Estratégica, em exercício na Gerência de Acompanhamento e Avaliação. Coordenação de uma equipe de 08 pessoas, responsável pelo planejamento da SES/MG, realizando o acompanhamento dos projetos estruturadores, PPAG, Acordo de Resultados da Secretaria e vinculadas, Termos de Parceria com OSCIP e convênios diversos. Atuação como suporte à Assessoria do Gabinete no desenvolvimento de instrumentos contratuias e editais e na organização de eventos.

  • 2006 a 2014: Gerente Executiva / Gerente Adjunta - Secretaria de Estado de Cultura
    Inicialmente Gerente Adjunta do Projeto PlugMinas - Centro de Formação e Experimentação Digital, tendo atuado desde a concepção inicial do projeto, desenvolvimento conceitual, articulação de parcerias, gestão de obras, gestão de parcerias, entre outros. À partir de 2011 atuou como Gerente Executiva do projeto, sendo responsável pela consolidação da concepção do projeto, desenvolvimento de novas estratégias, prospecção de parcerias, planejamento e gestão de obras, articulação com parceiros e interlocução com órgãos e entidades envolvidas.

  • 2014 a 2016: Gerente do Projeto Estação da Cultura Presidente Itamar Franco - Secretaria de Estado de Cultura
    Função assumida em outubro de 2014. Responsável pela fase final de implantação do projeto, realizando a articulação entre os diversos atores envolvidos no projeto (SEC/Codemig/Governadoria/Instituto Cultural Filarmônica)visando a conciliação de necessidades para viabilizar a finalização do projeto. Supervisora do Termo de Parceria firmado entre Secretaria de Estado da Cultura e Instituto Cultural Filarmônica

  • 2016 a 2017: EPPGG - Secretaria de Estado de Cultura
    Apoio às atividades do Gabinete do Secretário Adjunto, lidando com atividades relacionadas ao Conselho Estadual de Política Cultural.

  • 2017: EPPGG - Fundação TV Minas
    Assessoria a presidência no desenvolvimento de projetos estratégicos.



<< Voltar