Banco de talentos


Clarissa de Almeida Gonzaga

Graduada em Administração Pública em 2012 pela Fundação João Pinheiro e pos-graduanda em Gestão Cultural pela UNA. Atuou na Secretaria de Desenvolvimento Econômico entre 2013 e 2015 como analista de projetos para melhoria da competitividade e da produtividade das empresas mineiras, bem como para a diversificação da matriz econômica do estado, frequentemente em parceria com o IEL/FIEMG, o Sebrae-MG e o BID. Atua desde julho de 2015 na Secretaria de Cultura, tendo trabalhado inicialmente na Superintendência de Interiorização e Ação Cultural com a reestruturação da Minas Film Commission e a gestão de um projeto voltado para a Economia Criativa, e desde dezembro de 2015 presta assessoria de gestão na Superintendência de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário com estruturação de informações, criação de instrumentos de gestão, apoio na elaboração de políticas públicas como o Plano Estadual de Cultura e o Plano Estadual de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas. De 2013 a 2015 atuou na Secretaria de Desenvolvimento Econômico como analista de projetos em um programa de fomento à competitividade dos APLs de MG realizado em parceria com FIEMG, Sebrae e BID.

Graduações:
  • - Administração Pública - Fundação João Pinheiro - 2012

Especializações:
  • - Gestão Cultural - Centro Universitário UNA - 2016

Experiência profissional:

  • 2011 a 2012: Estagiária - Fundação João Pinheiro
    Apoio na gestão da Lei Robin Hood; apoio na emissão de relatórios e tratamento de dados de pesquisas realizadas pelo setor

  • 2013 a 2015: Analista - Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico
    Elaboração de estudos acerca da economia de Minas e de iniciativas de inovação na indústria no Brasil e no mundo; suporte no planejamento de política de desenvolvimento*; emissão de relatórios em geral; análise de resultados; elaboração de gráficos de controle e indicadores; elaboração de planilhas e documentos para análises gerenciais; levantamento e tabulação de dados para subsidiar projetos
    * Articulação com FIEMG e Sebrae visando a aumentar a competitividade de cadeias produtivas estratégicas para o desenvolvimento do Estado de Minas Gerais (Agroindústria, Biotecnologia, Eletroeletrônicos, TIC, Metal Mecânico, Aeroespacial e Defesa, Energia), com incremento de qualidade nos sistemas de produção e distribuição das empresas e da capacidade de inovação do sistema empresarial, dos centros de conhecimento, de formação, capacitação e tecnologia, formando alianças entre o Governo Estadual, iniciativa privada, academias e centros de inovação.

  • 2015 a 2017: Assessora - Secretaria de Estado de Cultura
    Assessoria de Gestão à Superintendência de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário: organização de informações, criação de instrumentos de gestão, elaboração de relatórios, apoio na construção de políticas públicas como o Plano Estadual de Cultura e o Plano Estadual de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas.
    Gestão de Convênio/Projeto Minas Criativa: articulação institucional, definição de diretrizes estratégicas para a Incubadora MG Criativa, revisão do plano de trabalho, definição da forma de execução, etc.
    Planejamento Estratégico e Plano de Ação para estruturação da Minas Film Commission: articulação com instituições parceiras, mapeamento e redesenho de processos, benchmarking, identificação de melhores práticas, estratégias de comunicação e divulgação, etc.


Publicações:

  • Bibliodiversidade e Sobrevivência: desafios para as editoras independentes em Minas Gerais - IV Encontro Brasileiro de Pesquisas em Cultura - 2016
  • Políticas para o fortalecimento dos arranjos produtivos locais em Minas Gerais - Fundação João Pinheiro - 2014


<< Voltar